quarta-feira, 2 de junho de 2010

DICAS DE PROFISSIONAL

Texto: Renata Escafura

Gêiser Nunes é cabeleireiro e tinturista. Têm 32 anos e há 15 trabalha em salões de beleza. Atualmente, conseguiu realizar seu sonho e abriu o seu estabelecimento em Jacarepaguá. O Salão “Elas” atende por mês cerca de 60 mulheres em busca de cabelos lindos e hidratados. Nesta entrevista ele esclarece algumas questões sobre tratamentos capilares e se preocupando com a beleza e saúde da Natureza.

Com relação a essas escovas da moda, é verdade que todas levam formol?

Não. Muitas delas, como a escova biológica, a francesa e a de chocolate levam apenas componentes que hidratam o cabelo. Apenas a progressiva e a definitiva levam o formol. Ele que possui o componente ativo que alisa os cabelos progressivamente ou definitivamente.

O formol prejudica a pessoa ou o meio ambiente?

Isso se a pessoa tiver algum tipo de sensibilidade ao componente. O cheiro é bem forte, muitas pessoas reclamam, mas com o uso da máscara isso ameniza. Agora, ao meio ambiente eu não sei te informar.

E a você? O profissional corre algum risco ao realizar este tipo de escova que leva formol?

As escovas com formol são proibidas pela ANVISA, mas muitos salões ainda a fazem com uma quantidade baixa de formol. Para o profissional o ruim é o cheiro e a exposição dos olhos ao componente. Ao secar o cabelo, ele se evapora e fica no ambiente concentrado ao redor do cabelo que está sendo alisado, conseqüentemente, perto de mim. Mas uso máscara e óculos.

Qual é o tempo ideal para se hidratar os fios?

Depende do tamanho, da cor, das químicas que são utilizadas e do tipo de cabelo. Os oleosos podem ser hidratados uma vez ao mês. Já os secos a cada quinze dias e só em casos extremos de uso constante de química, é aconselhável hidratar toda semana.

O que você acha dos xampus e condicionadores naturais? Dão realmente resultado?

Dependendo da marca, são ótimas opções para quem está querendo se livrar das químicas, das tinturas e buscam uma reestruturação dos fios.

E xampu sem sal? Para que serve? E os resultados?

Todos os shampoos contêm sal em sua formulação. Este sal é usado em concentrações muito baixas, apenas para dar consistência ao produto e pode ser identificado no rótulo como cloreto de sódio. Por isso podemos dizer que todos os shampoos contêm sal, mesmo os que anunciam “sem sal” em seus rótulos, a única diferença é que este sal não tem a função de dar consistência ao shampoo, mas foi gerado por uma reação química.

Qual a temperatura ideal para lavar os cabelos?

Sempre água gelada. A água morna ou quente deixa os fios opacos e sem brilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário